Golden Friends: o novo bar de jazz onde se toca com alma e se escuta com o coração | Portimão

Na Avenida Tomás Cabreira não faltam opções para levar o fígado à natação, mas há muito que a Praia da Rocha, em Portimão, deixou de ser sinónimo de caipirinhas na praia e kizomba nas discotecas. Pelo menos desde que abriu o sofisticado bar de jazz, blues e soul, Golden Friends. A funcionar desde Dezembro de 2016, este espaço cheio de requinte e mistério veio trazer uma nova aragem à avenida mais badalada da cidade algarvia.

 

Sanussi Djau, proprietário do bar Golden Friends, é um verdadeiro amante de música jazz e há muito tempo que tinha o desejo de criar este projecto. E se os sonhos comandam a vida, a música comandou o seu sonho. O nome é uma bonita homenagem aos amigos que quase todas as noites se juntam para beber um copo, tocar e cantar, como é o caso de Carolina Marcos, João Araújo, João Leopoldo e Rui Vilarinho, músicos assíduos do espaço. Isto porque, apesar do Golden Friends abrir ao fim do dia em ambiente lounge, é um bar de música ao vivo, o som do jazz e do blues sai de instrumentos reais, tocados por pessoas reais. Ao domingo há jam sessions e toda a gente é bem-vinda. Que o diga Luís Miguel – saxofonista e professor de música afirma que «um espaço com jazz no meio da Praia da Rocha é uma lufada de ar fresco». Toca às quartas-feiras no Golden Friends com alunos e outros professores do curso profissional de jazz da escola Básica e Secundária da Bemposta.

O Golden Friends não aparenta uma decoração marcadamente british, não há peças de colecções nem um espólio de recordações. Não existem homenagens fotográficas a preto e branco aos nomes mais sonantes do jazz mundial, nem recria o clima sombrio e intimista dos clubes de blues de Nova Iorque. O Golden Friends é um espaço cosmopolita, moderno e repleto de personalidade. O ambiente jovem, descontraído e arejado faz dele um local único e de passagem obrigatória para quem gosta do diferente e ainda assim se sente em casa. As cores sóbrias e neutras contrastam com os candeeiros dourados e geométricos, as molduras sem imagens obrigam-nos a imaginar, as cordas iluminadas relembram-nos o mar. Na parede há instrumentos e frases inspiradoras, lá fora uma esplanada para se conversar e fumar.

Mas não só de música se faz um bar, nem o sonho. Sanussi é o grande responsável pelo espaço e o criador da vasta carta de bebidas e cocktails, da qual destaca o próprio “Golden Friends” feito com Vodka, Hennessy cognac, manjericão, vermute seco, sumo de limão fresco, sementes de cardamomo, xarope de canela e Angostura bitters. Existem também cachimbos de água com e sem nicotina e um mundo de sabores por explorar. Em breve fará parte da carta do Golden Friends algumas tapas e petiscos para aqueles que queiram sair da praia e petiscar ou simplesmente para quem preferir ouvir música até tarde e relaxar. And all that jazz…

 

Morada: Rua Beco do Sol, Loja 20 | 8500-802 Praia da Rocha, Portimão

Horário de funcionamento: Segunda das 20h00 às 02h00 | Quarta, Quinta e Domingo das 18h00 às 02h00 | Sexta e Sábado das 18h00 às 03h00

Dias de encerramento: terça-feira

Entrada: Livre

 

Fotos: João Leopoldo

La Bohemie.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *