Rock in Rio – 30 anos de história.

Ao longo de 30 anos, o Rock in Rio, esta extraordinária plataforma de comunicação, conseguiu aproximar marcas do seu público, promoveu experiências inesquecíveis e promete ir ainda mais longe. Os próximos 30 anos estão apenas a começar.

 

O início de uma grande história

Rock in Rio 1985

1985: O Rock in Rio coloca o Brasil no circuito do show business internacional.

14 bandas/ artistas nacionais e 13 internacionais. O maior palco do mundo na época. 1 milhão e 380 pessoas na plateia. Assim nasceu o maior evento de música e entretenimento do mundo. Nesta edição estiveram presentes nomes como AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen e os brasileiros Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho.

Rock in Rio 1991

1991: Do Brasil para o mundo.

A segunda edição do Rock in Rio, no Brasil, transformou o maior estádio de futebol do planeta, o Maracanã, numa gigantesca nave espacial. O evento foi transmitido, em direto, para 580 milhões de telespectadores, em 55 países. O palco do Maracanã recebeu Faith No More, Guns N’ Roses, Megadeth, INXS, Run DMC, Joe Cocker e Carlos Santana, além dos brasileiros Sepultura, Engenheiros do Hawaii e Titãs.

Rock in Rio 2001

2001: Por Um Mundo Melhor.

Mais de 100 artistas e 1.235.000 pessoas unidas por um mundo melhor. Além de grandes concertos, este foi o ano em que grandes projetos sociais tiveram início. Uma nova Cidade do Rock foi erguida em Jacarepaguá, com capacidade diária para 250 mil pessoas, por onde passara artistas como Iron Maiden e Guns N’Roses, Foo Fighters, REM, Neil Young, Queens of The Stone Age, Red Hot Chili Peppers, Oasis e inúmeros outros nomes de peso.

A Europa recebe o Rock in Rio de braços abertos

Rock in Rio 2004

2004 e 2006: O maior evento de música e entretenimento do mundo atravessa o Atlântico e chega a Lisboa.

Pela primeira vez, o Rock in Rio atravessou o Atlântico e estabeleceu-se fora do Brasil. Lisboa foi a primeira cidade neste projeto de internacionalização e o Rock in Rio-Lisboa rapidamente conquistou o público e a imprensa, alcançando 100% de notoriedade entre abril e junho de 2004 e, no último dia do evento, todos os patrocionadores estavam já assegurados para 2006. Hoje, o Rock in Rio-Lisboa é uma referência para várias gerações e há, inclusive, uma geração inteira que já nasceu com o Rock in Rio-Lisboa. Um line-up com nomes como Metallica, Paul McCartney e Foo Fighters, Kings of Leon e Incubus, além de artistas brasileiros e portugueses, veio reforçar a importância de um evento como o Rock in Rio.

Rock in Rio 2008

2008, 2010, 2012: Madrid. Mais uma paragem na rota do Rock in Rio.

Em 2008, o Rock in Rio chegou pela primeira a Madrid. E chegou em grande estilo. O evento estreou-se em terras espanholas com uma Cidade do Rock especialmente construída para o acontecimento em Arganda Del Rey, a poucos minutos do centro de Madrid. Logo na entrada, uma avenida de 200 metros, coberta de fontes com água dançante e colorida, recebia o público. Foram utililizados 56 mil m² de relva artificial e as torres de som e luz foram, só por si, um autêntico espetáculo durante as três edições do evento na capital espanhola. Entre os artistas presentes nesta edição estavam Franz Ferdinand, Amy Winehouse, Bob Dylan, Jack Johnson, Lenny Kravitz, Neil Young e Shakira.

O Rock in Rio veio para ficar

Rock in Rio 2013

Rock in Rio Brasil 2011 – Depois de 10 anos fora, o evento regressou ao Rio de Janeiro para ficar. Resultado: bilhetes esgotados em 4 dias.

Rock in Rio Madrid 2012 – Na sua terceira edição espanhola, o Rock in Rio manteve a tradição de oferecer infraestruturas impressionantes ao público.

Rock in Rio Lisboa 2012 – Na 5ª edição portuguesa, o Rock in Rio já era um sucesso absoluto e eram mais as edições lisboetas do que as brasileiras.

Rock in Rio Brasil 2013 – Dois anos depois, o Rock in Rio volta a realizar-se no Rio de Janeiro com 600 mil bilhetes esgotados em apenas 4 horas. Um sucesso de público!

Rock in Rio Lisboa 2014 – O Rock in Rio completa 10 anos de história em Lisboa.

A festa dos 30 anos e a conquista dos Estados Unidos da América

Rock in Rio USA

Times Square – Setembro, 2014

O mundo encontra-se em Times Square, um dos locais mais famosos do mundo. O lugar perfeito para o pontapé de saída das comemorações dos 30 anos do Rock in Rio. Uma celebração que contou com um convidado especial: John Mayer, que atuou no coração de Manhattan.

Las Vegas – Maio, 2015

O Rock in Rio estreou-se nos Estados Unidos, na capital mundial do Entretenimento, Las Vegas. Durante quatros dias, o público norte-americano pode assistir a vários concertos de rock e pop, dividos por dois fins de semana. O primeiro evento nos EUA contou com nomes como Bruno Mars, Jessie J, Taylor Swift, Metallica, James Bay, Sepultura, No Doubt e Linkin Park, entre muitos outros. O público ficou deliciado com a novidade e o Rock in Rio USA volta a Las Vegas em 2017.

Rio de Janeiro – Setembro, 2015

Concertos inesquecíveis, números estratosféricos e grandes histórias. Resumindo: 536 milhões de pessoas impactadas. A festa foi tão grandiosa que, segundo o Ibope, 20 milhões de brasileiros já afirmaram querer ir ao próximo Rock in Rio.

Paulo Costa/ La Bohemie

O encerramento das comemorações dos 30 anos aconteceu este mês em Lisboa. Afinal, «Show must go on»!

Fonte: Santander Totta

La Bohemie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *