Um festival que é um MIMO – Música, Cinema e Poesia em Amarante.

A segunda edição do festival MIMO realiza-se de 21 a 23 de Julho e volta a unir a música, o cinema, programas educativos, fórum de ideias e poesia. Durante três dias a cidade de Amarante será palco de dezenas de actividades com artistas de 10 nacionalidades em seis espaços diferentes. Pelo Festival passarão nomes como Rodrigo Amarante, Manel Cruz, Três Tristes Tigres, Tinariwen e Ala.Ni.

 

Lu Araújo fez nascer o MIMO Festival em 2004 no Brasil, mas foi em 2016 que o mesmo atravessou o oceano e viu a sua primeira edição internacional nascer em Amarante. Ao longo de três dias milhares de pessoas enchem as ruas da cidade nortenha e os vários espaços onde acontecem as diversas actividades da programação do Festival. De entrada grátis, o MIMO oferece concertos com grandes nomes da música nacional e internacional, um festival de cinema, um Programa Educativo com workshops e masterclasses, e uma Chuva de Poesia em locais nobres e históricos de Amarante.

Durante os dias 21, 22 e 23 de julho, a cidade de Amarante vai receber a 2ª edição deste festival único pela sua abrangência e conceito, pelo respeito das diferentes culturas e dos seus bens histórico-culturais. No Festival actuará o artista brasileiro Rodrigo Amarante, os tuaregues Tinariwen, a cantora londrina de origem caribenha Ala.Ni,  o cantor Jards Macalé, e Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha convida Mayra Andrade. Pelo palco passará igualmente o quinteto  parisiense Girma Bèyènè & Akalé Wubé, a baterista e compositora Anne PaceoRicardo Ribeiro, Três Tristes Tigres, Filipe Raposo, e o Quarteto Arabesco convida Pedro Jóia e Coro da Câmara de Lisboa. Estas são as mais recentes confirmações do cartaz do qual já tinham sido reveladas os concertos exclusivos em Portugal de Herbie Hancock, Nação ZumbiCéu, e ainda Manel Cruz e Richard Bona & Mandekan Cubano.

Além da música, fazem parte integrante do cartaz o Festival MIMO de Cinema que estreia em Portugal “Chico Science – Um Caranguejo Elétrico”, de José Eduardo Miglioli, e conta ainda com “Vinicius de Moraes – Um Rapaz de Família” de Suzana Moraes, “Tim Maia” de Mauro Lima, “Mudar de Vida: José Mário Branco, Vida e Obra” de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, “I Love My Label – Discotexas” de António Sabino, Pedro Gonçalves e Igor Martins; o Programa Educativo com workshop de Anne Paceo, Ala.Ni, Rafael dos Anjos, oficina de Walter Areia e uma masterclasse com Pedro Jóia; o Fórum de Ideias com palestras de Manel Cruz, Nação Zumbi, Ricardo Ribeiro e Jards Macalé; a Chuva de Poesia com textos de poetisas de todo mundo como a nossa Sophia Breiner de Mello Andersen, a brasileira Ana Cristina César, a russa Marina Tsvietáieva, a norte-americana Emily Dickinson, a grega Safo e a indiana Rupi Kaur; e um Roteiro Cultural Guiado que visita a história, a tradição e a natureza de Amarante.

La Bohemie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *